quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Salvando o planeta.

Aqui em casa eu já ganhei o apelido carinhoso do meu pai de Capitão Planeta (lembra do desenho???). Então, eu chego a ser chata quando a questão é reciclagem, econômia de água e energia elétrica. São coisinhas tão simples, um costume que você muda, um hábito novo que você adiquire, pode ajudar o mundo. Aqui onde eu moro, grande São Paulo, não tem coleta de lixo seletiva. Só que tem pessoas que pegam material reciclável e tudo que é possível eu coloco pra reciclar. Existem faculdades ( a Uninove por exemplo) que recolhem óleo de cozinha usado para reciclar. A rede de supermercados Wall Mart também recolhem óleo de cozinha, plástico, papel, alumínio. É isso aí, precisa se reciclar óleo, porque quando você joga um pouquinho que seja pela pia da cozinha, vc está poluindo água. Um litro de óleo contamina 20 mil litros de água ( e nossa água potável está acabando). Assustador não é? Então, que tal reciclar??? Guarda ele numa garrafa pet, num potinho e leva pra reciclar. Ah, a rede de supermercados Pão de Açúcar também recebe esse óleo. A Porto Seguro também aderiu a reciclagem de óleo. Eles até dão um galãozinho pra você guardar o óleo e depois é só passar lá que eles reciclam o óleo. E tudo isso de graça. Gostou??? Entra no site e saiba mais http://www.portoseguro.com.br/navitacontent_/userFiles/File/hotsite_reciclagem_oleo/index.html .

Pilhas, baterias, celulares, computadores, etc, tudo isso precisa ser descartado em lugares apropriados. Não se pode jogar esses materiais em qualquer lugar. Uma mísera pilha que vai parar em lago, represa, rio, etc, contamina um metro cúbico de água e isso em litros, são mil. Com a água potável acabando no mundo, não podemos nos dar o luxo de estragar tudo isso de água que pode ser para consumo. O banco Real abriu alguns postos para recolher pilhas e baterias. O supermercado Carrefour também recolhe. Já computadores, televisores, geladeiras, etc, se ainda estiverem em condição de uso, doa pra alguma instituição.

Já os materiais que você utiliza em casa, é só separar em uma sacolinha ou caixa e deixar em lugar visível perto de sua lixeira que muitas pessoas que trabalham com reciclagem, recolhem. Além de você ajudar o meio ambiente, ajuda aquela pessoa que trabalha com reciclagem. Olha que bom. Duas boas ações. Separe potinhos de shampoo e condicionador, aquela latinha que foi usada de creme de leite ou leite condensado, de atum, caixinhas longa vida (de leite, molhos, creme de leite ou leite condensado) também são recicláveis. Caixas de sapato, jornais e revistas, aquela impressão que saiu errada também pode ser reciclada. Cadernos velhos, garrafas de refrigerante, de óleo, de vinagre, aquele potinho de manteiga, o vidro de requeijão, de azeitona, de palmito, etc... Já lixo orgânico, as casquinhas de legumes, folhas de verduras, cascas de ovos, o pó que sobra de café, vira um ótimo adubo para plantas, horta. è só colocar lá que a plantinha agradece e o planeta também.

Vamos lá gente, saiu de um comôdo da casa, apague a luz, vai escovar os dentes, feche a torneira, não vai mais ver a televisão, desligue. Lave suas roupas uma vez só por semana e aproveite a água que a máquina solta e se for lavar o quintal, a garagem, aproveita aquela água. São coisas simples que fazem muita diferença.

Nenhum comentário: