segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Então é natal...

Eu gostava de natal. Gostava mesmo.
Hoje em dia é só um dia a mais no ano. Quando eu era criança, eu adorava ir para a casa da minha madrinha, ela é alemã e tinha tudo aquilo da tradição. Toda a família naquela expectativa gostosa de montar a árvore, a casa toda enfeitada, portas, a lareira, as toalhas das mesas da casa todas com motivos natalinos, tudo muito lindo.
Já a expectativa dos meus primos eram mais gostosas. Eles tinham um calendário q uma tia mandava todo o ano da Alemanha para eles, era um desenho, com 31 janelinhas, uma para cada dia do mês de dezembro e cada janelinha q vc abria, tinha um chocolate. E era gostoso, tinha cartinhas, e castanha por todos os lados na casa. Gostava de passar o natal lá. Na minha casa era uma desgraça, com 4 anos minha avó q é judia me contou q papai noel não existia e meus pais não tentaram desfazer a merda q ela fez e começaram a me levar pra comprar os presentes com eles. Na minha casa também não tinha arvoré de natal e nem ceia, por causa da minha avó e do meu avô judeus. E foi assim q eu comecei a ficar chateada nessa época, todo mundo reunia a família, tinha festa, alegria e lá em casa, nada. Um dia a mais, com a diferença de ganhar um presente. Quando meus avós mudaram pra Ribeirão Preto, meus pais decidiram comemorar o natal, compraram árvore e fizeram a primeira ceia de natal, isso eu tinha 8 anos. Aí mudamos pra Ribeirão Preto também e mesmo com meus avós sendo nossos vizinhos, passávamos o natal só os três. Um belo natal meu avô cansou e decidiu passar com a gente, aí ficamos os 4, e era legal, era bom. Meu avô faleceu, e minha avó brigava todo o ano q tentávamos fazer alguma coisa, agora q a minha tia ( a outra filha da minha avó) resolveu comemorar com a gente, ela desistiu de brigar, só q não faz questão nenhuma de participar e até arruma confusão. No ano passado, enquanto na mesa tinha frutas, saladas, perú e chester, arroz com frutas, maionese, pudim, bolo, panetone e rabanada, minha avó comeu um miojo. Esse ano, se ela resolver aparecer aqui, juro q vou procurar um miojo sabor perú...

Nenhum comentário: